REFRISAT

Enebras e REFRISAT: Trabalhando com climatização em um projeto que também lida com a saúde.

10/04/15 • by Claudia Ramires

Com anos de mercado, desenvolvemos nossos equipamentos para todos os tipos de aplicações, e por isso, evoluímos os nossos projetos e conseguimos um equipamento que reúne características técnicas e de automação ao preço e performance de qualidade. Podemos afirmar, com toda certeza, que atualmente não existe nenhum outro equipamento no mercado que une todas essas preocupações como diretrizes em seu desenvolvimento.
Sendo assim, e com o conhecimento que temos no desenvolvimento de projetos, muitas vezes o desafio é o de simplificar. A Enebras, empresa de engenharia e soluções nos procurou com um propósito simples e que conhecemos MUITO bem: refrigerar!
Responsáveis por diversos serviços na área de refrigeração e ar condicionado, com manutenção preventiva e corretiva e instalação de equipamentos. A empresa conta com profissionais treinados para atenderem as principais necessidades do mercado quando o assunto é ventilação, elétrica e análise energética.
No projeto de instalação dos sistemas de ar condicionado do Hospital Nipo Brasileiro, a necessidade era básica: água gelada para o Fan-Coil. Sendo assim, a necessidade do ar condicionado era de 30 TR, o que corresponde a 90.000 kCal/h. O equipamento que melhor atendia ao projeto, portanto, era uma SAT 100 AR, bem parecida com aquela solicitada pela Lincoln Electric, no entanto muito mais simples.
Apesar da necessidade simples, a maior parte dos equipamentos para essa aplicação conta com menos componentes do que os nossos, os quais foram feitos para aplicações diversas e por isso contam, por exemplo, com reservatório e bomba. Esse fator, no entanto, foi um dos motivos para estarmos ali, já que além de contar com esses dois componentes, ainda personalizamos a parte de automação com um controlador CLP+IHM específico para aquela aplicação de acordo com a preferência da Enebras e que tinham um custo significantemente menor em relação a controladores mais rebuscados e com mais opções de controle.
Atendemos a mais um processo, de maneira simples, com componentes de automação mais baratos e conseguimos entregar o resultado esperado ao cliente. Todo e qualquer processo de troca térmica através de trocadores de calor, onde a carga térmica é constante ou de lenta alteração, exige um equipamento como esse fornecido para a Enebras, e a REFRISAT trabalha em busca de opções que tenham a ver com as características e com a necessidade do processo.

Quer ver mais do news 226? Clique aqui ou visualize abaixo: